quinta-feira, 20 de maio de 2010

Caldo "rabo-de-galo"

          Quando era menino sempre via minha mãe preparar um Caldo para meu pai chamado "Rabo de Galo" que depois de preparado e posto na mesa às primeiras horas da manhã exalava um cheiro gostoso por toda a casa. Eu sempre via meu pai tomá-lo com avidez; segundo minha mãe o caldo tinha um efeito revigorante, fortalecedor visto que meu pai tinha um trabalho rude e cansativo tocando boiada pela caatinga e campinas deste sertão paraibano. Sempre me deu a curiosidade de saber o gosto daquele milagroso caldinho que dizia, renovava sua alma.
Eis a receita:

- 1.000 ml de água
- 01 maço de Cebolinha
- 1/2 maço de Coentro ou Salsa
- 02 dentes de Alho amassados
- 1/2 Cebola cortada em tiras
- 1/2 Pimentão picado
- Pimenta-do-Reino à gosto
- 01 Colher de Azeite de Oliva
- 01 Xícara de Leite
- 03 Ovos
- Farinha de mandioca branca
- Sal à gosto
                                   Modo de preparo:

                             Ponha a água para ferver. Coloque o alho amassado, a pimenta do reino, o Sal e os demais temperos. Quebre os ovos e coloque-os de modo que fiquem inteiros, deixe cozinhar. Coloque a farinha para engrossar um pouco e ganhar consistência. Por último coloque o leite mexendo bem. Pronto seu caldo "rabo-de-galo" está pronto!

Beba-o como uma das mais raras e simples iguarias da culinária sertaneja. Há querm diga que levanta até quem já morreu, por isto algumas pessoas o chamam "caldinho da Caridade".
Gostoso eu sei que é muito. Tem um sabor exótico, diferente... para quem gosta de algo mais picante é só caprichar na pimenta do reino que misturada ao leite fica sensacional!

Edilberto Abrantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário